top of page

Astro - G2

Introdução

Nosso projeto é uma exposição sobre astronomia para ensinar às pessoas de forma divertida, interativa e imersiva sobre esse campo tão amplo. A exposição seria composta de três partes principais: conhecendo os planetas, explorando a superfície e missões.

Explorando a superfície

Após a sala “conhecendo os planetas” o visitante da exposição começa a se ambientar na superfície dos planetas do Sistema Solar, experimentando um outro nível de realidade, a virtual. utilizando um óculus RIFT.

Demostração do que faz parte do mini cenário e o cenário virtual visto através do VR.

Nesta sala propomos não só estimular a visão mas também outros sentidos do corpo(audição e tato) a fim de aumentar a imersão do público. Um sistema de som executa, dependendo do planeta, efeitos de erupções, fortes ventos, brisas suaves, tempestades etc... A própria estrutura física da sala é coordenada com as imagens mostradas no óculos de realidade virtual, com auxílio de mini cenário preparados especialmente para o participante interagir diretamente com o relevo e clima do planeta, como por exemplo: um planeta X é gelado e sua superfície é rochosa e vive em constantes tempestades, nesse mini cenário o chão é coberto por pedras, o sistema de refrigeração reduz a temperatura e efeitos sonoros cuidam dos relâmpagos.

Ilustração do ambiente proposto

A experiência é mais controlada em comparação com a anterior, apresentamos um caminho sequencial de mini cenários a ser seguido pelo participante, onde ele encontrará inúmeras informações técnicas e curiosidades durante sua expedição interplanetária e principalmente sentir as características predominantes na atmosfera do astro.

O oculus RIFT foi escolhido para essa etapa da exposição pois oferece uma visão 360 graus detalhada, recriando a sensação de realidade, fazendo com que o participante se sinta em um mundo distinto mas tão convincente quanto o real.

planta baixa da exposição

O objetivo é provocar uma comparação entre a experiência que tiveram em outros planetas com o nosso próprio. Concluindo com uma reflexão sobre os parâmetros para a existência de vida na Terra. Os visitantes seguem então para parte final da exposição: “Missões”.


Featured Posts

/ RECENT POSTS

/ Archive
bottom of page