Ideias pra G1 (parte 2)
Nas minhas primeiras pesquisas no blog foquei bastante na questão da falta do sentido da visão então procurei projetos nesse estilo:
BlindTool
Criado pelo cientista da computação Joseph Cohen, pesquisador da Universidade de Massachusetts, o aplicativo reconhece objetos.
Funciona da seguinte maneira: o usuário deve apontar o celular para seu entorno até senti-lo vibrar. Isso significa que o aplicativo detectou um objeto reconhecível e pode verbalizar qual é.
Essa leitura de objetos tridimensionais é feita por uma rede neural artificial capaz de relacionar o que está diante da câmera do aparelho com imagens armazenadas em um banco de dados, buscando semelhanças.
O sistema, claro, está sujeito a erros, mas é programado para descrever o objeto apenas se há possibilidade de ao menos 30% de acerto.
O BilndTool é gratuito e está disponível para sistema Android no Google Play.
OrCam
é um projeto israelense que se resume em uma câmera acoplada ao óculos do deficiente visual, ou pessoa com alto grau de dificuldade de leitura que conta com um sistema de condução óssea para transmitir os sons ao usuário, semelhante ao Google Glass. Um computador portátil também compõe o sistema para fazer o processamento / armazenamento das informações de leitura. Ele é capaz de fazer a leitura de textos comuns, placas de sinalização, número de ônibus e reconhecer alguns objetos. A ideia do projeto é trabalhar tanto com pessoas com visão reduzida quanto com totalmente cegas.
Bengala Inteligente
A Bengala Inteligente tem um sensor eletrônico que vibra e emite sons quando o usuário se aproxima de algum obstáculo. O projeto foi desenvolvido pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico em Eletrônica,